segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Carta da FIB à Rede Record

A Frente Integralista Brasileira vem, por meio desta, manifestar o seu repúdio às inverdades históricas veiculadas na reportagem “Fazenda nazista”, exibida na última edição do “Domingo Espetacular”, da Rede Record de Televisão, sugerindo ao Sr. Cabrini que estude mais a história da Ação Integralista Brasileira (e não “Aliança Integralista Brasileira”) e do Integralismo, movimento anti-racista e antitotalitário cuja doutrina, fundamentalmente cristã, nada tem que ver com o nacional-socialismo.



O Sr. Cabrini deveria saber que o chamado “Manifesto de Outubro”, com que Plínio Salgado lançou oficialmente a Ação Integralista Brasileira, é categórico ao condenar as absurdas teorias racistas ainda tão em voga no País naquele ano de 1932 e que o mesmo Plínio Salgado foi pioneiro na condenação do nacional-socialismo no Brasil, havendo escrito numerosos artigos contra esta ideologia, além da célebre “Carta de Natal e fim de ano”, de 1935.



O Sr. Cabrini deveria saber, ademais, que o Integralismo reuniu milhares de negros, incluindo personalidades como João Cândido, Abdias do Nascimento, Sebastião Rodrigues Alves, Ironides Rodrigues e Dario de Bittencourt, este último o primeiro Chefe Provincial da Ação Integralista Brasileira no Rio Grande do Sul, e que o Integralismo contou, ainda, com a admiração e o apoio de Arlindo Veiga dos Santos, fundador e principal líder da Frente Negra Brasileira, que tinha como órgão oficial o jornal “A voz da raça”, cuja epígrafe – claramente inspirada na divisa integralista “Deus, Pátria e Família” – era “Deus, Pátria, Raça e Família”.

Por derradeiro, o Sr. Cabrini deveria ter conhecimento de que na década de 1930 o então embaixador alemão no Brasil, Karl von Ritter, declarou que um alemão de camisa-verde era “o coveiro de seu próprio germanismo”, que Frei Nicolau de Flue Gut teve que deixar a Alemanha nacional-socialista por haver escrito uma tese sobre Plínio Salgado em que tratava das idéias antitotalitárias e anti-racistas deste, ao contrário do que fez Carlos Henrique Hunsche em sua tese “Der Integralismus”, em que, à luz do nacional-socialismo e do pangermanismo, fez algumas severas críticas ao Integralismo, sobretudo no que respeita à posição anti-racista deste.



Victor Emanuel Vilela Barbuy, Vice-Presidente e Secretário de Doutrina e Estudos da Frente Integralista Brasileira e Primeiro Vice-Presidente da Casa de Plínio Salgado.

14/10/2008, 00:39:45

Nota do Presidente Nacional da FIB

Foi fundado em agosto de 2008 um grupo denominado “Brigadas Integralistas” por dois companheiros que resolveram deixar a Frente Integralista Brasileira em virtude de preferências de ordem administrativa e operacional.

Após um mês de atividade, em 25 Setembro de 2008 o representante maior da organização, o companheiro Nonato Sousa, reuniu-se com o Presidente Nacional Marcelo Silveira e outros dirigentes da Frente Integralista Brasileira para expor detalhes da natureza do novo grupo. Nessa ocasião foi proposta a colaboração no desenvolvimento de atividades em conjunto, com a divulgação paralela da FIB em toda aparição pública e panfletagem das “Brigadas Integralistas”, uma vez que seguem a orientação doutrinária da Frente Integralista Brasileira.

A FIB também informa que não se responsabiliza pela conduta dos membros daquele grupo, quando desvinculados da filiação à FIB e / ou em eventos que ocorram sem a participação desta, uma vez que as entidades são totalmente autônomas.

Ressaltamos que a FIB permanece com seu objetivo principal de promover a união e a congregação de todos os companheiros que comunguem dos valores Integralistas no Brasil.

Da mesma maneira, com a colaboração dos companheiros das “Brigadas Integralistas”, permanecemos no dever de alijar dos nossos círculos de atividades políticas os indivíduos que se apresentem como integralistas, mas que defendam elementos estranhos à Doutrina; ou ainda, que apresentem conduta pessoal e vida pública que discrepem excessivamente dos princípios do Integralismo, como já vimos a ser exposto em algumas doutrinas exóticas que se afirmam integralistas sem verdadeiramente o serem.

Por fim, declaramos que, apesar de algumas diferenças circunstanciais, não nos opomos ao trabalho dos companheiros que participam da proposta de trabalho das “Brigadas Integralistas”, visto que em pouco tempo de atividade demonstraram boa organização e, ainda mais, tendo-se em vista que nela atuam alguns companheiros que permanecem filiados à FIB e já demonstraram ter grande valor.

Pelo bem do Brasil!

Frente Integralista Brasileira

01/10/2008

Nenhum comentário: